Mais lucro
Em documento enviado ao mercado na segunda-feira (25), o Banco do Brasil informa que vai ampliar a distribuição de dividendos em 2021. O percentual do lucro pago aos acionistas (payout) será de 40% bruto. Sobre o resultado de 2020, o BB aprovou um payout de 35,29%.

Negativa
Na semana passada, a agência Reuters noticiou, citando fontes, que o BB havia retomado a possível venda da BBDTVM. O Banco nega, afirmando que não há qualquer negociação envolvendo o segmento de gestão de recursos. No entanto diz que continua “estudando alternativas e avaliando oportunidades que contribuam com sua estratégia de atuação na atividade de gestão de recursos de terceiros e, ainda, agreguem valor para seus clientes e acionistas”.

Parceria
Com a intenção de expandir o programa Wi-Fi Brasil, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, reuniu-se com o presidente do BB, André Brandão. O objetivo é firmar parceria para que o Banco auxilie o Ministério levando pontos de internet para agências em cidades que têm pouca ou nenhuma conexão da rede.

Braços cruzados
Na sexta-feira (29) funcionários do BB paralisaram os serviços por 24 horas. O protesto, capitaneado pelo Sindicato dos Bancários, se deve ao fechamento de agências e a demissão de 5 mil funcionários via Programa de Demissão Voluntária (PDV). A decisão, tomada durante a semana, pegou muitos clientes desprevenidos.

De ingerência a especulação
As ações de três estatais, entre elas o BB, tiveram queda significativa durante a semana. Eletrobrás foi prejudicada pela saída do CEO Wilson Ferreira Junior que, em primeiro momento, alegou razões pessoais. Depois acabou admitindo que seu pedido de demissão se deve ao atraso na privatização da estatal, supostamente prioridade desde 2019.
A queda dos papeis do BB foi ancorada na possível demissão do presidente André Brandão em virtude da reestruturação da instituição. O plano de redução de despesas prevê a demissão de 5 mil funcionários, via PDV, e o fechamento de mais de 300 pontos de atendimento. A medida irritou o presidente da República por causa da chiadeira de deputados e prefeitos em plena eleição para a presidência das duas Casas Legislativas. No fim, o Conselho de Administração chamou para si a responsabilidade da reestruturação, Brandão permaneceu no cargo, mas o estrago já estava feito.
Outra estatal que teve grande queda foi o IRB do Brasil. A ação que estava em queda de 20% foi levada a uma forte alta (17,8%) em movimentos artificiais denominados “short squeeze” criados por grupos de investidores que se comunicam através das redes sociais. A CVM se pronunciou dizendo que este tipo de movimento é ilegal e pode resultar em pena de 1 a 8 anos de prisão. Assim, depois da rápida subida veio a queda de 6,1% depois de a B3 endurecer as regras para aluguel de ações.

Deixe um comentário