Uma História de Lutas

CYRO VERÇOSA, fundador da UNAMIBB, era um funcionário preocupado com a sobrevivência do BB. Mineiro de Araxá, Cyro Buda Verçosa possuiu uma trajetória incontestável de luta e coerência em todas as causas que abraçou. Defensor incondicional do Banco do Brasil, chegou a processar seu presidente por improbidade administrativa.

Cyro foi cedido, pelo Banco, onde exercia o cargo comissionado de Assistente de Gerência, ao Senado Federal, na condição de Assessor Parlamentar, por um período de um ano, a partir de maio de 1989. Contudo, em setembro do mesmo ano, em virtude da Ação interposta, o Senado cancelou sua disponibilidade e o devolveu à Agência Centro BH. Por pertencer, então, ao Quadro Suplementar, seu retorno, no posto efetivo, trouxe-lhe sérios prejuízos financeiros obrigando-o a aposentar-se poucos dias antes de completar 30 anos de Banco, 32 de INSS.

Nacionalista convicto, participou do Movimento Mineiro em Defesa da Petrobrás e Cia. Vale do Rio Doce. Foi integrante do Movimento em Defesa da Economia Nacional – Modecon, organizado pela Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Verçosa trabalhou contra a aprovação do Estatuto de 97 da Previ e disputou um assento na diretoria da instituição. Seu objetivo principal era ver o Banco do Brasil definitivamente livre do fantasma da privatização e voltando a ser o financiador por excelência da agricultura e do próprio desenvolvimento nacional. Cyro faleceu no dia 17 de abril de 1999, acreditando que o BB voltaria a ser o maior e o mais útil instrumento de desenvolvimento que um país pode ter.

A campanha de desmoralização do Banco, visando o seu enxugamento para a privatização, apressou a criação da UNAMIBB. Em 1985, o emérito jornalista Décio Bazin, da Gazeta Mercantil, já alertava o povo brasileiro sobre os riscos da destruição do BB. Amigo de Cyro, Décio Bazin foi o primeiro a incentivar a criação de uma entidade cujo objetivo principal fosse a defesa do Banco do Brasil como patrimônio público pertencente ao povo brasileiro. Cyro abraçou a idéia e rapidamente cuidou de elaborar o projeto de salvaguarda do BB. Décio Bazin foi considerado por Cyro como precursor da resistência à destruição do BB. São suas estas palavras “continuo e continuarei seguindo o precursor, Décio Bazin”.

Clique imagem abaixo e veja um excerto do jornal da época.

pdf-icon

A idéia tomava corpo, passou a ser discutida nos corredores da Agência Centro BH, com o apoio dos colegas e da própria administração. Seu então Gerente, Paulo Maria Fernandes dos Santos, permitiu que a UNAMIBB nascesse ali, em seu próprio gabinete, pelas mãos hábeis de seu Assistente. Com isso, ganhou aliados de primeira hora e na reunião de instalação da UNAMIBB o auditório estava cheio. A colega Raquel Bueno Lanna Coelho, também funcionária daquela Gerência, incumbiu-se de transcrever a Ata de fundação da UNAMIBB, em 17.12.1986.

O autor da logomarca UNAMIBB foi o caixa executivo, Carlos Roberto Silva, um artista e jovem entusiasta dos nossos ideais. Altair de Castro Pereira, velho conhecido de Verçosa e atual Presidente da UNAMIBB, foi a pessoa certa, que no momento certo, ocupava o cargo certo na Direção Geral do BB. De suas mãos, sairiam os pareceres favoráveis para a implantação dos primeiros convênios, que através das consignações automáticas, dariam vida à BANCORBRÁS, à UNAMIBB e à ANABB. Altair assessorou a visita de Cyro aos Departamentos da Direção Geral e ao Sindicato dos Bancários de Brasília, conquistando assim, total apoio por onde passavam. Altair a partir de 1989, veio a ser eleito sucessivamente Vice-Presidente.

Assim, nasceu a UNAMIBB para ser um instrumento de luta, predestinada a confrontar sempre em defesa do BB e de nossas mais caras instituições: a PREVI e a CASSI.

Perdemos o Cyro…

Quis o destino, e por decisão unânime da Assembléia Geral Extraordinária de 10.05.1999, que seu Vice-Presidente, Altair de Castro Pereira, assumisse o comando da Associação que ajudou a criar. Reeleito em 2002, conta com o apoio de milhares de associados que, compreendendo o papel da UNAMIBB, nos dão seu apoio, angariam novos associados, divulgam nosso trabalho. Estamos crescendo. Hoje a UNAMIBB está entre as 3 maiores entidades ligadas ao Banco do Brasil e seu funcionalismo e cresceremos sempre, mercê de nossa fé e persistência no bom combate.

Clique na imagem abaixo e veja o inteiro teor da AGE de 10.05.99

pdf-icon

A UNAMIBB prossegue, avança sem titubear. Em sua história jamais se afastou de seus objetivos. Sempre atuou de forma legal, pelos caminhos da Justiça, da sensatez. É audaz sem ser intemperante, ousada mas prudente, atrevida, mas discreta. Não se presta a arroubos, a bravatas ou tendências político-partidárias. Não concorremos com nenhuma entidade. Ao contrário, sempre conclamamos pela união de forças representativas. A UNAMIBB tem um norte: a salvaguarda do BB e para persistir nesse ideal jamais se afastou da ética, do bom senso e da justeza, afinal seu lema é “Si causa nostra iusta est, pro nobis Deus”.

Últimas Notícias