Renúncia
Assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos José da Costa, o BB publicou na quarta-feira (17) fato relevante ao mercado. O comunicado tratou do pedido de renúncia do presidente André Brandão que já havia comunicado sua intenção ao presidente da República e ao ministro da Economia. O texto afirma que Brandão ficará no cargo até 1º de abril.

Indicado
Logo após o comunicado, o governo indicou Fausto Ribeiro para a presidência do Banco. O executivo é diretor-presidente do BB Consórcio. O Palácio do Planalto já vinha avaliando nomes para o cargo e buscava um nome que não causasse turbulência no mercado.

Insatisfação
A indicação não foi bem recebida por parte dos conselheiros e diretores do Banco do Brasil. A insatisfação se deve a interferência do presidente da República na gestão do BB e a ascensão meteórica de Fausto Ribeiro que chegou há pouco tempo ao segundo escalão e antes havia exercido apenas cargos de gerência. O jornal Estadão publicou que, de acordo com fontes, alguns diretores e conselheiros falam em entregar o bastão. O mandato do Conselho de administração vence em abril e o Ministério da Economia tem a opção de não renovar o contrato dos ocupantes. Assim a troca dos conselheiros insatisfeitos poderia favorecer o novo presidente.

Contramão
Há algum tempo a Caixa Econômica Federal vem ampliando tanto os pontos de atendimento quanto os serviços oferecidos. Agora a Caixa planeja abrir agências em 400 cidades. A expansão vai se concentrar especialmente no Norte e Nordeste. O objetivo é estar presente em todas as cidades com mais de 20 mil habitantes. Enquanto o BB demitiu mais de 5 mil funcionários, a Caixa planeja contratar 7.700 empregados.

Deixe um comentário